segunda-feira, julho 16, 2007

Saramago escandalizou o país e provocou reacçãoes, reacções escandalizam-me num país que não para de me escandalizar...


"A visão do sr. Saramago é uma visão do século XIX e não do século XXI. É muito fácil odiar Portugal no estrangeiro, o que é difícil é defender os interesses de Portugal no estrangeiro e isso o sr. Saramago é manifestamente incapaz de fazer." Foi desta forma que Martins da Cruz, ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Durão Barroso e antes disso embaixador de Portugal em Madrid, comenta as declarações do Nobel português.

Excerto da notícia do DN online...

Perguntas:
é dificil defender os interesses de portugal no estrangeiro e aqui é fácil defende-los?, estamos nós num país em que seja fácil defender aquilo a que supostamente teriamos direito?
Será que estamos num país assim tão maravilhoso em que seja necessário viver no estrangeiro para esquecer a sua magnitude, estrutura económica invejável, sistema de saúde impecável e de acessibilidade facilitada, burucracia rápida e inexistente... ?
De quantos anos seria a jornada no estrangeiro para esquecer/recalcar as maravilhas do país e começar a odia-lo? É só quem está fora que odeia o país que tem? É só quem está fora que diz triste que a salvação para não nos consagrarmos Républica das Bananas antes de 2010 estará possivelmente na vizinha Espanha?

É Espanha, realmente, exemplo de trabalho ou não? Não sei, reparem nos campos de olivais do nosso querido Alentejo... Os mais cuidados e produtivos... de quem são?

Oliveiras mal cuidadas de um lado Todo Olivo do outro...